Principalmente para os fãs de espetáculos teatrais com temas históricos, fica a dica da dessa peça gratuita que está sendo apresentada em curta temporada nos jardins do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro.
Os diretores Fábio Ferreira e Cláudio Baltar aceitaram o convite de Deborah Shaw, diretora da Royal Shakespeare Company e montaram o espetáculo "Penso ver o que escuto" que fará, em abril do próximo ano, a abertura do World Shakespeare Festival, em Londres. Ele erá o representante do Brasil em um evento que integrará a programação cultural dos Jogos Olímpicos de 2012.
Os diretores pesquisaram os primeiros escritos de Shakespeare (entre 1590 e 1599) e conceberam essa montagem a partir dos grandes dramas históricos Ricardo II, Henrique IV, Henrique V, Ricardo III e as três partes de Henrique VI.
Créditos: Terceiro/ Priscila Villas Boas |
Cláudio Baltar também destaca que as duas peças mostram situações antagônicas: um rei, Ricardo II, que é destronado no auge do poder, e outro, Ricardo III, que ainda está premeditando o que vai fazer para conquistar o poder. “Essa estratégia maquiavélica mostra o mecanismo que faz com que a pessoa vá subindo, eliminando quem está na sua frente para chegar ao topo. Quando chega lá, já arrumou um monte de inimigos e acaba caindo”, resume.
Foto: Assessoria de Imprensa Ney Motta |
Esta temática bastante comum em nossa história, onde os limites da moral são ultrapassados para alcançar o que tanto se quer, é outro dos grandes pontos fortes desta montagem.
Informações:
Direção: Cláudio Baltar e Fábio Ferreira
Adaptação: Oscar Saraiva
Elenco: Carol Machado, Carolina Virguez, Fernanda Avellar, João Lucas Romero, João Mello, Julia Lund, Marcelle Sampaio, Paulo Mantuano, Rafael Sardão, Rafael Verissimo e Savio Moll.
Temporada: 1° de dezembro até 19 de dezembro de 2011
Local: Arquivo Nacional. Praça da República 173, Centro, RJ (próximo a Estação Central do Brasil do Metrô Rio – estacionamento rotativo no local e ponto da taxi). Tels. 21 2179-1273 e 2179-1228
Dias e horários: Quintas, sextas, sábados e segundas às 20h, domingos às 19h.
Ingressos: GRÁTIS (senhas distribuídas 2 horas antes)
Capacidade de público: 350 lugares
Classificação indicativa: 16 anos
Duração: 120 minutos
Fontes:
http://joaobosquo.blog.br//
http://coisasdeteatro.blogspot.com/2011
*Por: Carine Vieira
Nenhum comentário:
Postar um comentário