domingo, 4 de dezembro de 2011

Peça "Penso ver o que escuto" está em cartaz nos jardins do Arquivo Nacional.

Principalmente para os fãs de espetáculos teatrais com temas históricos, fica a dica da dessa peça gratuita que está sendo apresentada em curta temporada nos jardins do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro.

Os diretores Fábio Ferreira e Cláudio Baltar aceitaram o convite de Deborah Shaw, diretora da Royal Shakespeare Company e montaram o espetáculo "Penso ver o que escuto" que fará, em abril do próximo ano, a abertura do World Shakespeare Festival, em Londres. Ele erá o representante do Brasil em um evento que integrará a programação cultural dos Jogos Olímpicos de 2012.

Os diretores pesquisaram os primeiros escritos de Shakespeare (entre 1590 e 1599) e conceberam essa montagem a partir dos grandes dramas históricos Ricardo II, Henrique IV, Henrique V, Ricardo III e as três partes de Henrique VI.



Créditos: Terceiro/ Priscila Villas Boas
“Nós pensamos em fazer um trabalho mais aberto, mais abrangente, dos dramas históricos de Shakespeare, que falam dos reis ingleses do século 15”, explica Baltar. “Acabamos focando em duas peças, Ricardo II e Ricardo III, que são apresentadas em dois atos, mas não de forma linear, sem a preocupação de reproduzir exatamente o texto de Shakespeare”, acrescenta.

Cláudio Baltar também destaca que as duas peças mostram situações antagônicas: um rei, Ricardo II, que é destronado no auge do poder, e outro, Ricardo III, que ainda está premeditando o que vai fazer para conquistar o poder. “Essa estratégia maquiavélica mostra o mecanismo que faz com que a pessoa vá subindo, eliminando quem está na sua frente para chegar ao topo. Quando chega lá, já arrumou um monte de inimigos e acaba caindo”, resume.

Foto: Assessoria de Imprensa Ney Motta


Esta temática bastante comum em nossa história, onde os limites da moral são ultrapassados para alcançar o que tanto se quer, é outro dos grandes pontos fortes desta montagem.




Informações:


Direção: Cláudio Baltar e Fábio Ferreira
Adaptação: Oscar Saraiva
Elenco: Carol Machado, Carolina Virguez, Fernanda Avellar, João Lucas Romero, João Mello, Julia Lund, Marcelle Sampaio, Paulo Mantuano, Rafael Sardão, Rafael Verissimo e Savio Moll.


Temporada: 1° de dezembro até 19 de dezembro de 2011
Local: Arquivo Nacional. Praça da República 173, Centro, RJ (próximo a Estação Central do Brasil do Metrô Rio – estacionamento rotativo no local e ponto da taxi). Tels. 21 2179-1273 e 2179-1228
Dias e horários: Quintas, sextas, sábados e segundas às 20h, domingos às 19h.
Ingressos: GRÁTIS (senhas distribuídas 2 horas antes)
Capacidade de público: 350 lugares
Classificação indicativa: 16 anos
Duração: 120 minutos

Fontes: 
http://joaobosquo.blog.br//
http://coisasdeteatro.blogspot.com/2011

*Por: Carine Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário