sábado, 12 de novembro de 2011

MAM inaugura a exposição "Tudo vai ficar da cor que você quiser".

          

Cauã Reymond / Foto: Sergio Fonseca

É com prazer que divulgamos que o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM) expõe poemas e telas de Rodrigo de Souza LeãoCom curadoria de Marta Mestre e Ramon Mello, serão apresentadas cerca de 30 pinturas, em óleo sobre tela, feitas pelo artista em 2009, três meses antes de falecer, quando começou a frequentar a Escola de Artes Visuais do Parque Lage, por sugestão de seu padrinho de batismo, o crítico de arte Paulo Sérgio Duarte. A mostra será acompanhada de um catálogo-livro produzido pela Editora Pinakotheke.
      “Rodrigo escrevia desde os 20 anos, era formado em jornalismo e tinha ligação com música e literatura. Ele era um poeta que se expressava também no campo da arte. A produção artística é uma continuação do trabalho de literatura que ele vinha desenvolvendo. Há várias telas com nomes de personagens de livros e algumas telas ilustram os livros do artista”, diz o curador Ramon Mello.

Obras de Rodrigo de Souza Leão / Foto:  Luizinho Coruja
        Em suas obras, as imagens chamam atenção por apresentarem uma parcela do mundo desfragmentado do autor, parcela essa que serviu de registro diário nos últimos dias de vida, uma espécie de pulsão plástica”, afirma o curador Ramon Mello, que cuida de sua obra a pedido da família do artista desde sua morte. As obras da exposição serão doadas para instituições e nenhuma obra poderá ser vendida, uma decisão da família para preservar a obra do artista. Além disso, o acervo do poeta será doado ao Arquivo Museu de Literatura Brasileira da Fundação Casa de Rui Barbosa.






Abertura da exposição, área externa do MAM/ Foto: Juliana Rezende

       A exposição foi financiada através de crowdfunding, uma forma de financiamento colaborativo na internet. Esta é a primeira exposição realizada no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro nesse esquema. Todas as pessoas que colaboraram com a exposição terão seus nomes no catálogo. Dependendo do valor doado, o colaborador receberá um livro de Rodrigo Souza Leão, um catálogo da exposição, o CD Krâneo e seu neurônio, com poemas musicados por Rodrigo de Souza Leão e Gizza Sales Negri, ou terá seu nome no painel no MAM. No catálogo que acompanha a exposição há uma lista de agradecimentos com os mais de 200 nomes que colaboraram com exposição.

Vale a pena conferir! O Museu de Arte Moderna fica na Av. Inf Henrique, 85 - Glória, Rio de Janeiro, e o período da exposição é de 10 de novembro de 2011 até 22 de janeiro de 2012

Fonte: Museu de Arte Moderna

*Por: Carine Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário